sexta-feira, 31 de dezembro de 1999
Férias. finalmente. Esta semana foi dedicada a descansar, e a jogar TRLR.
Bem, alguns episódios esporádicos interromperam as férias, pois claro. Hoje tive mesmo de ir à escola, sossegar o nosso presidente, que desde quarta me telefona a propósito do bug. Mas acredito que tudo está bem, e vai continuar bem. Para que conste, o Paulo Pinto estava na escola, a trabalhar.
O meu irmão trouxe-me um CD com vinte episódios de South Park. Só vi o piloto, mas já deu para perceber o espírito da coisa.
Esta entrada é feita antes da passagem de ano, por razões óbvias. Mas vai ser divertido. A Dina chegou à conclusão que é a primeira vez, desde que estamos juntos, que vamos passar esta noite em casa, e com os nossos irmãos e respectivas companheiras.
O champanhe está a postos, a Dina está na cozinha desde ontem, e durante a tarde de hoje já fomos fazendo as provas, acompanhadas de um tinto alentejano.
Bom Ano.
 
.::. João Barbosa @ 23:53 | URL | 0 comentário(s)
segunda-feira, 27 de dezembro de 1999
Devia ter ido trabalhar, mas não me apeteceu instalar software.
Passar o dia a tentar prosseguir no TRLR foi um pesadelo. Finalmente, desistimos e fomos ao newsgroup do Tomb Raider, não para uma solução, mas para uma explicação, e lá estava. Dezenas de almas torturadas como nós, pelo simples facto de o manual do jogo não explicar que a Lara agora consegue abrir alçapões, quando estes eram normalmente abertos com alavancas. Por outro lado, alguns erros persistentes e irritantes do próprio jogo começam a tornar-se frustrantes. Pelo que li nalguns posts, em termos de erros, o pior ainda está para vir (não li qualquer solução, juro).
De noite, fomos ao Centro Cultural, ver a peça "Bogart, Mulheres e Aspirinas", de Woody Allen, levada à cena pelo Teatro Experimental de Lagos. Interessante.
Ah, é verdade, o micro-ondas está a revelar-se uma alternativa interessante.
 
.::. João Barbosa @ 23:52 | URL | 0 comentário(s)
domingo, 26 de dezembro de 1999
Pode-se dizer que o dia começou com um almoço de dois pratos, na casa dos meus pais. Um delírio.
Passamos o resto do Domingo encravados no TRLR, num sítio de onde não se consegue avançar (The Lost Library).
 
.::. João Barbosa @ 23:51 | URL | 0 comentário(s)
sábado, 25 de dezembro de 1999
Almoço na casa dos meus sogros. Café na Casa Amarela. Situação cómica: a atrapalhação da Dina e do Pedro quando o meu sogro apareceu, e eles estavam a fumar (não tem explicação).
Depois o Pedro e a Luísa foram para Odeceixe, e a Dina e eu fomos dar uma volta, até à Ponta da Piedade, e tirar mais umas Polaroids.
Lanche com os meus pais. Jantar com os meus pais.
Finalmente conseguimos estar com os primos. Como era de esperar, foi conversa até às tantas.
 
.::. João Barbosa @ 23:49 | URL | 0 comentário(s)
sexta-feira, 24 de dezembro de 1999
A maior parte do dia foi passada a jogar TRLR (Tomb Raider - The Last Revelation). A expectativa para abrir os presentes fazia-se sentir. O micro-ondas já fez serviço, e bem!
O meu irmão (Jorge) chegou finalmente de Lisboa, ou melhor, da Costa da Caparica, com o seu entusiasmo habitual (ainda bem).
Ainda tentamos visitar os primos, mas estavam fora de alcance.
Depois da meia-noite, abrimos os pacotinhos. De entre os presentes, apreciei em particular o relógio que a Dina me ofereceu. Finalmente ofereci-lhe uma ampulheta (entre outras coisas).
Um santo e feliz Natal para todos.
 
.::. João Barbosa @ 23:47 | URL | 0 comentário(s)
quinta-feira, 23 de dezembro de 1999
Assim sim. Lá fomos para Portimão, com o Pedro (irmão da Dina) e a sua noiva Luísa, e consegui despachar as compras de Natal. Comprei tudo!Ainda em Portimão, a Dina finalmente satisfez o seu desejo e compramos um micro-ondas. Quanto a mim, não é mais que um relógio de cozinha relativamente caro, mas como o aparelho tem grill e tudo, até pode ser interessante.
Tivemos de vir para Lagos com a porta da mala do carro aberta, porque o micro-ondas não cabia completamente, mas até correu tudo bem. Instalado o aparelho na cozinha, com a ajuda do Pedro (aquilo pesa que se farta), ficou concluída a grande aquisição do Natal. Desisti por agora de comprar um PC, pois a confusão é tal que o melhor é deixar o pó assentar.
À noite, fomos os quatro jantar ao Vai a Remos. Comidinha boa, uma fauna estranha, mas interessante. Durante o jantar, planeámos a ementa para a passagem de ano.
Depois, demos uma volta por bares habitualmente não frequentados, mas que há 10 ou 15 anos atrás eram os bons bares da cidade. Ainda deu para uma meia dúzia de imperiais cada.
 
.::. João Barbosa @ 23:45 | URL | 0 comentário(s)
quarta-feira, 22 de dezembro de 1999
Não é possível ter passado o dia às voltas com computadores, a lidar com situações estúpidas, de placas de rede que não funcionam em Windows 9x, e funcionam em NT (sim, com os respectivos drivers), de placas gráficas que cospem os drivers, de monitores e discos e cabos e..., sei lá. A melhor é que agora os cabos que temos são enormes para uma sala com HUB, e pequenos para ligar a outra sala sem HUB. Resultado: uma sala sem cabos de rede. Mas passar o dia nisto? É preciso ser mesmo burro. Agora o que tem piada é o facto de ter alertado toda a gente para a situação no início do ano lectivo, mas todos acharam que estava bem como estava, para não terem de dar ao coiro. Pois é, agora há três parvos a dar ao coiro, e quatro inteligentes a gozar as férias. Pelo meio, tive de assinar um papel onde me responsabilizo em termos de incompatibilidades com a actividade que desempenho. Isto é uma anedota.
Não comprei nada.
 
.::. João Barbosa @ 23:43 | URL | 0 comentário(s)
terça-feira, 21 de dezembro de 1999
Bem, uma das piores formas de começar o dia é descobrindo que não há água para tomar banho. Ai que raiva.
Está uma m***a de uma vala aberta na rua há semanas, e sem ninguém a trabalhar, e de repente, sem aviso, tomem lá disto (ou melhor, não tomem!). A manhã toda sem água em casa.
A tarde foi dedicada a pôr alguma papelada em dia, enfim, buRRocracias.
De noite, volta a faltar a água. Será que amanhã de manhã não haverá ainda água? Ah, a água voltou ainda de noite.
Voltei a não fazer compras de Natal.
 
.::. João Barbosa @ 23:41 | URL | 0 comentário(s)
segunda-feira, 20 de dezembro de 1999
Mais um dia em cheio, com avaliações desde as 08h30m da manhã. E ficou logo assente que na 4ª feira vamos passar o dia a instalar software (porra).
O resto do dia foi bem tirado, às voltas com a Lara, que cada vez está mais complicada.
Inexplicavelmente, não fiz compras de Natal. Estou mesmo farto de rebuliço e confusão.
Pelo meio, lá acertei os detalhes da visita à sede da CGD (mais uma arrumada).
Acho que hoje aconteceram mais coisas dignas de registo, mas sinceramente não me lembro.
 
.::. João Barbosa @ 15:38 | URL | 0 comentário(s)
sábado, 18 de dezembro de 1999
Ai que dor....!!.
Reuniões de avaliação às 08h30m de Sábado, e depois de uma 6ª feira como a de ontem. Enfim, há coisas piores, como a falta de profissionalismo de alguns professores. Outra tristeza.
Mas tristezas à parte, o resto do dia foi para dormir, e para (YESSSSS) começar a acompanhar a Lara na sua última aventura (última em termos comerciais, não última última, pois não??!!?!).O meu P200MMX lá se vai aguentando, mesmo abaixo do mínimo para o Tombraider - The Last Revelation. A placa gráfica Voodoo Rush 1 ainda faz milagres (embora o jogo encrave de quando em vez, e não consiga ver algumas sequências animadas, mas enfim, não se pode ter tudo).
A compra de uma máquina actualizada está definida, só que por aqui, Lagos e arredores, a coisa está mesmo escassa.
Tenho de começar a pensar nas prendas que vou comprar, senão, é o costume, tudo em cima da hora, no meio da confusão.
 
.::. João Barbosa @ 23:58 | URL | 0 comentário(s)
sexta-feira, 17 de dezembro de 1999
Depois de mais um frutuoso dia na ESE em Faro (e isto sem qualquer ironia), onde afinal não foi preciso apresentar ainda o plano do trabalho de Teoria Curricular (e com uma sessão bem divertida), lá me arrastei para Lagos, entre um trânsito mais pastoso que o doce de maçã para o leitão assado.
O jantar de Natal foi mesmo triste, com a maioria dos professores ausentes, e com os presentes agrupados em clãs, quase com cada um na sua ponta. A rapariga que lá foi dar-nos música deve ter passado muito tempo em Lisboa nos últimos tempos, ou deve ter por lá alguma paixão, porque embora execute e cante bem, foi só à base de marchas populares (e Lisboa, consequentemente).
Mas mau mesmo é a não-adesão por parte dos professores, ou melhor, da maioria dos professores.
É triste.
Finalmente, mais uma resposta para a visita de estudo. A Dina apontou recado, pois durante o dia telefonaram de Lisboa, da CGD, para ultimar os detalhes da visita. Pelo meio, dois alunos da turma do 12º ano desistiram de ir à visita. Isto ainda vai dar barraca.
 
.::. João Barbosa @ 22:23 | URL | 0 comentário(s)
quinta-feira, 16 de dezembro de 1999
Acabei as aulas do 1º Período. O quê? Não tens aulas à sexta-feira? Não, tenho Profissionalização em Serviço, em Faro, todo o dia.
Como seria de esperar, as auto-avaliações com a turma do 12º levantaram alguma polémica, porque aqueles rapazes nunca mais aprendem.
Passei o resto do dia às voltas com Teoria Curricular, na esperança de elaborar um bom Plano do trabalho. Vamos lá a ver...!
Por hoje é tudo.
 
.::. João Barbosa @ 23:30 | URL | 0 comentário(s)
quarta-feira, 15 de dezembro de 1999
O meu diário faz hoje uma semana. Parabéns, diário.
Como é difícil avaliar, e como é curioso ver o sentido de justiça dos miúdos no 10º ano. É que eles são justos mesmo, no melhor e no pior. Agora, se eles têm esse sentido das coisas, bolas, porque não se esforçam um pouco mais? Como fazer com que eles acreditem em algo?Bem, lá se fez o torneio de Quake II, onde só houve 10 participantes, e onde ganhei. Sem falsa modéstia, não esperava. Se até o meu irmão me ganha (mas isso é one-on-one).
Pelo meio, verifica-se um surto de melissa em alguns PCs na escola e em casa de alguns profs.
E lá se fez mais uma reunião de Grupo, para pôr a escrita em dia. Tudo bem! Para continuar, mais correções de testes e trabalhos, mais avaliações, e de vez em quando, um gato dentro da árvore de Natal. A Lara espera por mim, mas só nas férias.Bem hajam, sejam felizes, e até amanhã.
 
.::. João Barbosa @ 22:59 | URL | 0 comentário(s)
terça-feira, 14 de dezembro de 1999
Entre correções de testes e trabalhos, e preparação de avaliações, recebi hoje uma visita há muito aguardada: a Lara voltou!!! Oh Lara...! E como ela está linda, ainda teenager. Eeeer, pois. A Dina obrigou-me a prometer que só vamos explorar a coisa nas férias do Natal.
Lá fui às 18h30m para mais uns saltos e corridas com os miúdos, num treino de vólei. Não dei uma para a caixa. Espero que o corfeball (não sei se é assim que se escreve) comece logo.Com tudo isto, ainda não consegui fazer o plano do trabalho de Teoria Curricular.
Amanhã não vai dar não, com aulas e avaliações, e o torneio de Quake II à tarde, e outra reunião de grupo, e...., irra!!!!.
 
.::. João Barbosa @ 23:11 | URL | 0 comentário(s)
segunda-feira, 13 de dezembro de 1999
O dia até começou bem: os alunos do 12º lá se decidiram a levar o torneio de Quake II para a frente, na próxima 4ª feira. Acho que eles não estão muito satisfeitos é com o facto de eu também querer participar (vamos lá a ver até onde aguento o bluff). Por outro lado, estão temerosos com a concorrência de uma matiné no Phoenix.
Pior foi o fim de dia, com reuniões de Departamento e de Grupo, na escola. A reunião de Departamento até foi simpática, mas a de Grupo....!! Bolas, que pessoas tão complicadas que nós somos. No meio de tudo isto, quase (quase, Ok!!!) se perde de foco o elemento mais importante: o aluno.
E lá vamos felizes e contentes, discutindo à volta de artifícios legais e papeladas com que o Ministério da Educação tenta manter os professores ocupados, para não terem tempo de pensar noutras coisas, como por exemplo a porcaria de trabalho que o ME faz (mais pseudo-reformas não, por favor!!!).
Aos senhores e senhoras do ME: ouçam os alunos, ouçam os professores!!!!
 
.::. João Barbosa @ 22:49 | URL | 0 comentário(s)
domingo, 12 de dezembro de 1999
O mau uso do Sábado tem destas coisas. Passei o dia (mais ou menos) a corrigir testes. Desesperante mesmo é analisar os resultados obtidos pelos alunos (e consequentemente pelo professor).
Isto é segredo, mas tenho treinado deathmatch de Quake II com bots, para a eventualidade de um torneio na escola, torneio esse que tem como objectivo a angariação de fundos para uma visita de estudo (porque não me respondem a confirmar, ou não, as instituições contactadas?). Dava jeito ter o meu irmão por perto, para me dar umas dicas, pois o rapaz desenrasca-se muito bem a fragar o pessoal.
Lá montámos a árvore de Natal, acho que mais pelos gatos, que deliram com aquilo tudo (pois!).
Naaaahh, a gente quer é ver aparecer os pacotinhos debaixo da árvore, mesmo que os gatos os desfaçam até ao dia 24.
Passei algum tempo a sacar maps e skins da rede, enquanto corrigi mais alguns testes (não percebo estas notas, o que fiz de errado?).
 
.::. João Barbosa @ 23:10 | URL | 0 comentário(s)
sábado, 11 de dezembro de 1999
Desde há muito que tenho uma relação difícil com o Sábado. Por muito que planeie, queira, e tenha de fazer, acabo por não fazer NADA.
 
.::. João Barbosa @ 22:33 | URL | 0 comentário(s)
sexta-feira, 10 de dezembro de 1999
Hoje foi dia de levantar cedo (06h30m) para chegar cedo à Penha, e ter lugar para estacionar na UAlg. Duas boas sessões de trabalho (Psicologia e Sociologia). No regresso parei no Pingo Doce (às moscas) e comprei uma rosa para a Dina (influência do João Viegas).
Durante a viagem de regresso, o espelho retrovisor voltou a descolar-se.
Ah, esqueci-me de referir que ontem o Amigo e colega (em Cascais) Luis me telefonou a propósito de um trabalho que fizemos no ISMAG; 15 minutos depois, já ele tinha o que queria enviado por email.
Serve este episódio para desabar o seguinte: nenhum dos meus colegas de grupo na Profissionalização possui email, e só um deles possui computador (pudera, é também professor de Informática, e meu colega na Júlio Dantas); se o pessoal fosse minimamente aderente a estas coisas dos computadores, a nossa vida estaria facilitada.
 
.::. João Barbosa @ 23:30 | URL | 0 comentário(s)
quinta-feira, 9 de dezembro de 1999
Pois é. Comecei o dia às voltas com uma impressora HP Deskjet 895 Cxi que se recusa a fazer o símbolo do euro. Depois de ter observado outra impressora igualzinha, em circunstâncias muito semelhantes, a fazer o tal símbolo do Quake II deitado, desanimei.
Quem andou mesmo aos papéis foram os alunos do 12º ano, com o teste de Aplicações Informáticas. Melhores dias virão.
Mas o auge foi ter de secar hora e meia para obter um papel. Salvou-se neste dia o bom bocado passado com a Dina, a ver o programa da RTP 2, O Século das Descobertas, ou As Descobertas do Século (?), e perceber que o Fred (que é um gato) entrou definitivamente na sua fase intelectual.
 
.::. João Barbosa @ 23:55 | URL | 0 comentário(s)
quarta-feira, 8 de dezembro de 1999
Porque hoje é feriado, pareceu-me ser um bom dia para começar com isto. A intenção de alojar estas páginas no Terràvista fica por agora adiada, pois os tempos de upload são desesperantes, talvez pela lentidão do modem (28800). Mas, se assim fosse, seria para qualquer servidor, e com a GeoCities a coisa funciona bem (?). Estive a analisar atentamente o Guia de Preços fornecido pela Proteste, para chegar à conclusão que em Lagos os preços do equipamento informático são em média 25% superiores aos preços mais baixos do mercado. Enfim, viver num quase Éden (Lagos, Algarve) tem os seus custos. Aquele programa da RTP2, As Descobertas do Século (acho) vale a pena, nem que seja para nos fazer pensar um pouco. Por outro lado, gostei do pormenor de uma publicação dos anos 20, cujo título era Magazine of Philosophy and Journal of Science. Exacto! Filosofia e Ciência (no caso, Física), juntas. Por mais que a Antena3 insista, não consigo apreciar os Metalicca em S&M. Lamento.
 
.::. João Barbosa @ 17:10 | URL | 0 comentário(s)