Passaram mais de quatro anos desde que comprei o meu primeiro, e único até hoje, portátil: um Compaq Presario 920A, equipado com processador AMD Athlon XP 2000 @ 1.6GHz, 256 MBytes de RAM, ecrã de 15" @ 1024x768, e 28 GBytes de disco. Rapidamente foi feito um aumento da RAM para 512 MBytes, e pronto.
Durante estes mais de quatro anos o Athlon XP 2000 sofreu apenas duas instalações do Windows XP: a primeira, programada, para limpar a tralha que vinha pré-instalada, e fazer um upgrade do Home para o Profissional; a segunda, há coisa de um ano, por conta de uma instalação do VMWare trial, ou coisa parecida, que me mandou o Windows para não sei onde.
Problemas com o Athlon XP 2000? Carregador da bateria que avariou, e bateria propriamente dita, o que não é de admirar. E foi só! De resto, foi máquina para toda a obra: desde servidor dedicado de CS, a DVD player portátil, tem feito de tudo; viajou para a Polónia, para a Bélgica, e por Portugal. Proporcionou-me muitas e agradáveis horas de trabalho, bem como de lazer.
Todos os componentes funcionam perfeitamente, mas infelizmente já denota algum cansaço na parte física: está a desconjuntar-se, literalmente. Já não aguenta deslocações, certamente.
Assim, vai ter uma reforma activa! Vai continuar ao serviço, mas sem andar em grandes deslocações.
Comprei hoje o meu segundo portátil. Barato, funcional, maneirinho. Trata-se de um ACER Aspire 5051, equipado com processador AMD Turion64 @ 2GHz, 512 de RAM (pouco, upgrade para breve), HD de 80 GBytes, ecrã de 14.1" @ 1280x800 - 599€.
Tenho consciência das críticas habituais à marca ACER..., mas tenho fé!