O oitavo dia!
domingo, 4 de fevereiro de 2007
Prefácio: apesar de ser um gajo ligado às tecnologias e ciências, apesar de não ser religioso, no sentido clássico de «religião», apesar de ser um empirista/materialista, apesar de tudo isto, sou supersticioso! E como todas as superstições, as minhas são estúpidas! Acredito que, quando propago o que de bom tenho ou me acontece, algo de mau vai verificar-se, no sentido de equilibrar as coisas; acredito que nunca podemos ser/estar totalmente felizes; acredito nada se vai passar como imagino à partida que possa ser; assim, tento não pensar muito no amanhã, não faço planos a médio/longo, e até curto prazo. Dito isto, avancemos, e como sempre, há que estar preparado para o pior.
A compra do Acer Aspire 5051 foi quase um acto impulsivo (quase...). Precisava de facto de um portátil novo, e o preço (599€) aliado ao desempenho mais que satisfatório tornaram o pequeno computador uma escolha acertada.
O que dizer após uma semana de uso? Nada de especial! O portátil funcionou perfeitamente, não apresentou qualquer falha ou sintoma suspeito, o desempenho observado é bom!
Factores menos positivos:
1. a configuração do disco rígido, dividido em três partições; uma das partições, de 4 GBytes, está escondida e contém todo o software necessário para reinstalar o sistema operativo e restantes acessórios; o pior é o resto, pois os ~70 GBytes que sobram estão divididos em duas partições idênticas - (C:)ACER e (D:)ACERDATA - formatadas em FAT32(?!). Ora, FAT32 já é arcaico! O desempenho deste sistema de ficheiros é pobre, e mesmo fazendo a conversão para NTFS, o resultado nunca é tão bom como quando uma partição é formatada à partida com NTFS. Por outro lado, apesar de ser compreensível a existência de duas partições - C: para o sistema operativo e aplicações, e D: para dados, partir um volume relativamente pequeno (~70 GBytes) em dois acaba por provocar mau aproveitamento, mas cedo ou mais tarde;
2. o som. A qualidade sonora dos altifalantes é fraca, muito fraca, quer em termos de potência, quer em termos de fidelidade. Já com auscultadores, ou ligando um bom par de colunas a qualidade é muito boa. Ainda assim...!
O que ainda não foi testado: gravação de CDs/DVDs; porta de rede RJ45; modem integrado (pois!), e jogos (wot???).
O acesso a rede através do wireless integrado funciona lindamente, e com captação de sinal muito boa. A bateria corresponde ao anunciado, em termos de duração e tempo de carga. A qualidade de imagem, ou seja, do ecrã é muito boa!
Atrevo-me ainda a acrescentar que o portátil tem um autocolante onde se lê «Windows Vista capable», o que o torna um sério candidato a ser a primeira máquina cá de casa a receber o Windows Vista..., naaaah, essencialmente pelo preço.
E pronto, bring it on!!!
 
.::. João Barbosa @ 11:31 | URL |


3 Comentários: