Estava eu numa acção de formação, nariz enfiado no monitor a martelar CSS (Cascading Style Sheets, não Counter-Strike Source) quando ouço uma voz feminina exclamar de forma altiva:
- Aah, isso é linguagem-máquina!
Depois de me ter passado o arrepio, olho para o lado e descubro uma colega, nos seus cinquentas e muitos, que com o ar da maior sapiência reafirma a sua observação. Suspirei fundo, e tentei explicar que linguagem-máquina era algo bem diferente..., sem resultado. A argumentação da senhora era tão absurda que comecei a ficar irritado. Remeti-me a um prudente silêncio. A senhora voltou à carga, desta vez afirmando:
- É que eu também sou analista! Aqui comecei a ficar agoniado. Mantive o silêncio. Mas a senhora ainda não estava satisfeita, e voltou à carga:
- Quando aprendi Informática não era nada disto, só se viam letras e números - eu estava com um editor de texto, vendo código CSS, composto por..., letras, números, e mais alguns caracteres... - quer dizer, isso também são letras e números mas..., era diferente! Isso é microinformática, não é informática!
Respondo uma barbaridade qualquer, do tipo dizer que quando eu comecei, nem letras e números havia, no tom mais pompous ass que consegui. A senhora balbuciou nem sei bem o quê, e a partir daí mantive-me calado, ignorando-a em absoluto.
Esta mesma senhora, noutra sessão, fez uma apresentação apoiada com o MS PowerPoint. Desde logo, não iniciou a apresentação, ou seja, ia percorrendo os diapositivos através do painel à esquerda. Quando alguém lhe sugeriu que fizesse a apresentação dos diapositivos de forma adequada, até para que ficassem mais legíveis, a senhora responde:
- Não, eu não quero que a máquina me controle, quero ser eu a controlar a máquina, e é assim pois eu quero que seja assim!
Segundos depois a senhora tem uma atitude magnânima e diz:
- Bem, vocês querem que eu feche isto aqui, não é?
Fechou o painel esquerdo de visualização das miniaturas dos diapositivos..., e ficou sem saber como avançar. Priceless! *
Calma prof just take a deep breath and relax! Epa ja vi que crominhos dos PC's nao sao so miudos com >14 anos ke sabem abrir o word e pensam ke sabem tudo ja vi que esse trauma tambem afecta os >45!