Aqui há coisa de três anos, o nosso ME anunciava com orgulho o programa 1000 salas TIC. Foi um verdadeiro circo mediático. Três anos volvidos..., é o silêncio no deserto da gestão da educação.
Os currículos da disciplina de TIC são (foram?) fortemente baseados em produtos da Microsoft. Esses produtos foram devidamente licenciados pelo ME para as escolas, para as salas TIC, estendo-se ainda à generalidade dos postos de trabalho TIC existentes nas escolas. Tudo isto foi propagado pelo ME e pelos media, repetidamente, até à exaustão. Fizeram-se várias sessões de lançamento das salas TIC, e tendo estado presente numa delas, posso falar sobre o assunto. Claro que era tudo fachada, política, e ainda uma atitude anti-Linux devastadora. Claro que havia falhas, denunciadas nessas sessões, mas de imediato silenciadas (como por exemplo as várias escolas que receberam os DVDs de reposição com o software das salas TIC..., e nada mais).
Passados três anos, a disciplina de TIC vai ser dissolvida. O licenciamento terminou, e não foi renovado - as escolas não têm meios financeiros para o fazer. Os manuais escolares adoptados estão suspensos (conteúdos MS) e o funcionamento futuro da disciplina é neste momento descrito como um grande ponto de interrogação. O ME, através das direcções regionais, pressiona as escolas para a utilização de software livre. Até aqui, tudo bem. Chegaram ao ponto de enviar para as escolas um CD com um conjunto de aplicações livres..., sim, algumas daquelas que estão a dois cliques de distância na net, mas que justificaram o gasto de dinheiro a produzir os CDs, as capinhas, etc.! E isto tudo para quê?
A escola a que pertenço candidatou-se a uma coisa qualquer, não interessa o quê. Os documentos relativos à candidatura foram elaborados no OpenOffice.org e enviados para a direcção regional do Algarve (DREAlg). Resposta da DREAlg: os documentos relativos à candidatura têm de ser enviados em formato que possa ser tratado por nós (leia-se formato MS Office), senão a candidatura será recusada.
Aqui pode ler-se:
As principais acções de cariz interministerial, a implementar no âmbito do Governo Electrónicio são:Nota: a gralha Electrónicio foi reproduzida tal como no original.
...
- o apoio à divulgação de software aberto na administração pública;
...
Enfim... Cada dia que passa, uma alegria nova no governo da Parvónia! :(