quinta-feira, 16 de agosto de 2001
Não, não é possível. Acho que nunca estive tão perto do desespero. Até tenho vergonha de te dizer isto, meu caro diário. Durante quase três dias, lutei com o meu computador. Lutei, lutei, sangrei..., e perdi. Mas comecemos pelo princípio.

Na passada segunda-feira decidi comprar uma drive ZIP interna (IDE). Sim, eu sei que tenho gravador de CDs, e que ..., enfim, tudo isso. Mas mais tarde explicarei o resto. No acto da compra, tive o cuidado de verificar que a drive ZIP era compatível com o Windows 2000. A documentação assim o afirmava.
Chego a casa, ao fim da tarde, e mãos à obra. Aqui tenho de fazer um parêntesis (desde há uns bons dias que tenho lutado com outro computador, de um colega, e tenho perdido todas as batalhas; a última foi neste dia, segunda-feira, ao não conseguir fazer funcionar uma segunda placa gráfica, depois de uma compatibilidade confirmada entre o modem e a placa gráfica original; ora tudo isto foi sem dúvida um sinal para que eu não me pusesse a inventar mais, e estivesse quietinho, sem andar a remexer nas entranhas destas máquinas/bestas do demo; infelizmente não estive atento), pronto, está feito o parêntesis.
Bem, instalo a drive ZIP no PC, de acordo com o protocolo indicado na documentação, e eis que, apesar de estar aparentemente a funcionar, não consigo fazer gravações nos discos ZIP. Hmmm, consegue ler, mas não gravar, e o W2K às tantas dá falha de hardware. Ok, sem pânico, vou ao sítio da Iomega (não, não ponho URL), e lá está: uma actualização de drivers. Depois de um rápido download, actualizo o software, tudo parece bem..., parece, mas não está. Nada de novo, os erros mantêm-se. Testei dois discos ZIP, e nada. Poderá a drive ZIP estar avariada? Pode ser. Retiro-a do PC, e instalo-a no PC da D., que tem o W98 2ª edição. Funciona à primeira, impecável, sem esforço (parece um comercial a um detergente qualquer).

O comum dos mortais teria ficado por aqui, pois se os dois computadores estão ligados em rede, não há problema de a drive ZIP estar no PC da D., onde de facto está! Mas não, eu não sou nada comum, sou bem pior. E como tal, atingi o ponto de ruptura com o Windows 2000: jogos que não funcionam, algumas aplicações que não se comportam muito bem, net mais rápida, drive ZIP que não funciona, naaaahh, vamos JÁ dar a volta a isto, voltando ao glorioso Windows 98, 2ª edição.

E foi então que TUDO correu mal. Comecei por aproveitar o facto de ter a caixa do PC aberta para o emagrecer um bocado: placa PCI para duas portas USB fora, gaveta para disco rígido amovível fora, leitor de CD-ROM fora, e pronto. O Win98 instala-se sem sobressaltos. Configuração do hardware: placa gráfica, placa de som, ..., estranho, encravou! Bah, o W98 é mesmo assim, tem destas coisas, reset, e está a rolar. Agora é tempo de instalar o software do scanner. Bof, voltou a encravar. Estranho, mas nada de alarmante. Bem, para abreviar, às tantas o Win98 só já arranca em modo de segurança. Hmmm, eu bem desconfiava que esta placa gráfica em 2ª mão, comprada em leilão tinha problemas com o Win98. Placa fora, substituída por uma bem velha Voodoo Rush. Aaaahh, agora sim..., eeerr, voltou a encravar. Já sei, esqueci-me de limpar convenientemente o disco, e o W2K deixou resquícios na BOOT, FAT, ou qualquer coisa do género.

Estamos já no segundo dia de luta. Formato o disco, instalo o Win98, tudo parece bem, até que, após configurar o hardware, há um pequeno glitch. Sustenho a respiração, e reinicio o PC..., funciona. Começo a instalar aplicações..., quer dizer, tento. O PC bloqueia sempre, só arranca em modo de segurança. No modo de segurança, removo a placa de rede. O PC reinicia bem, e parece que tudo se resume a um conflito de IRQs. Hmmm, estratégia do costume: desactivo a COM2 no BIOS Setup, mais um IRQ livre, e agora sim, tudo fica bem. Retiro TUDO menos a placa gráfica de dentro do PC - que já voltou a ser a ELSA - e o Win98 instala-se novamente sem problemas - aliás, a instalação nunca deu qualquer problema. Dizem as regras que na coabitação difícil de dispositivos, o melhor é configurar sempre a rede primeiro. Assim fiz. Depois uma a uma, fui adicionando a placa de som, o modem..., hmmm, estranho, bloqueou a instalar os drivers do modem. Mas a seguir tudo fica bem. Consegui chegar à instalação do software do gravador de CDs...

...bloqueia...

agora estou mal. Começo a ficar enjoado com o azul do BIOS setup. Atribuir IRQs directamente aos slots PCI???? Até dá, mas depois..., enfim, foi horrível demais.

Estou banhado em suor. O desespero fez-me arrancar as placas de dentro do PC sem os cuidados habituais, e cortei as pontas dos dedos. O suor salgado arde-me nas feridas... - terceiro dia de batalha (quarta-feira, feriado).

Finalmente parece que o Win98 ficou em condições, com todo o hardware - mas sem a placa PCI para mais duas portas USB. A ligação à net fica bem mais lenta. Vou repondo configurações, recuperando do PC da D. os dados - claro que tinha segurado tudo antes de começar. Ao final da manhã, vou tomar banho, e deixo o PC ligado durante cerca de meia hora sem lhe mexer..., volto para encontrá-lo bloqueado.

Desisto.

Ao fim da tarde de quarta-feira, ontem, e após uma formatação do disco, instalo o Windows 2000. Tudo funciona bem. Instalo drivers para todos os dispositivos. Tudo funciona bem. Instalo algumas aplicações relativas ao scanner, webcam. Tudo funciona bem. ESTÁ TUDO A FUNCIONAR BEM!!!!!!!!!

Hoje foi já dia de trabalho. Ao fim do dia, liguei o PC. Funciona. A ligação net voltou ao normal (melhor que com o Win98). Instalo aplicações. Tudo funciona. Acabou a luta. Vou lamber as feridas.
 
.::. João Barbosa @ 23:52 | URL |


0 Comentários: