TC:Elite
sábado, 16 de dezembro de 2006
Corria o ano de 1992, quando uma jovem empresa de apenas um ano de idade, a id, lançou o jogo que viria a definir um marco histórico: Wolfenstein 3D. Ainda hoje recordo o que senti quando vi e joguei o episódio shareware de Wolfenstein 3D: fiquei abismado! Guardo cópia da carta que escrevi para os USA, inquirindo sobre como comprar o jogo completo, que não havia forma de aparecer em Portugal, e a carta de resposta; obtive uma resposta clara sobre como comprar o jogo por snail-mail!
O seguinte grande marco produzido pela id foi DooM, em 1993. Se Wolfenstein 3D tinha levantado polémica pela simbologia nazi incluída no jogo, já DooM é algo de totalmente inovador, e ainda mais polémico, pelo nível de gore introduzido, e mais ainda pelo contexto quase satânico em que a acção decorre! DooM populariza-se ainda mais pela componente multiplayer, e pelo facto de permitir modificações ao jogo original (mods), modificações estas que prolongaram e muito o ciclo de vida do jogo. Um ano depois é publicado DooM II, na mesma linha, e com o mesmo sucesso. É também por esta altura que se vulgariza o acrónimo FPS - First Person Shooter, sendo que começaram a surgir outros títulos do mesmo género, e que inicialmente recebiam a designação de DooM clone.
1996 é o ano em que a id volta a inovar, com Quake. Outro enorme sucesso. No entanto, este jogo não me conseguiu cativar; o ambiente tipo «profundezas do inferno», bestas satânicas..., não sei, mas não me tocou particularmente. Felizmente em 1997 é publicado Quake II, e foi então que pensei nunca mais vir a jogar outro jogo, que não este. É que Quake II nada tem a ver com Quake, a designação foi usada apenas com fins comerciais. Quake II desenrola-se num ambiente SciFi, e tudo o resto é fabuloso! E temos ainda os milhares de mapas adicionais, e os mods, dos quais se destaca Action Quake2, um mod que introduz a tendência de FPSs realistas.
Com a componente multiplayer dos jogos a ganhar cada vez mais relevância, em 1999 a id publica um novo título dedicado exclusivamente a esta vertente: Quake III Arena (e também singleplayer, se contarmos com os bots). Nunca consegui adaptar-me à rapidez vertiginosa deste jogo. Surge entretanto um mod muito interessante para o Q3A, o Urban Terror. Apesar de ser muito mais ao meu estilo, a jogabilidade nunca me convenceu a 100%, pois sempre procurei «realismo» nos FPSs.
Completam-se agora 7 anos desde o lançamento de Quake III Arena. Nisto dos PCs, sete anos são uma eternidade. Mas sete é também um número mágico.
Em Maio de 2003 foi lançado um título totalmente gratuito, apenas com a vertente multiplayer, baseado no contexto da WW2. Trata-se de Wolfenstein: Enemy Territory. E o que tem isto de especial, para lá de ser um jogo gratuito? Bem, Wolf:ET é baseado no motor gráfico do Quake III Arena, e espanto dos espantos, resulta muito bem. Particularmente, não me atraiu (viciado no CS, pois então). E porquê tudo isto? Bem...
True Combat Elite é um mod de Wolf:ET. TC:Elite é gratuito. TC:Elite é um FPS realista, graficamente muito bem conseguido, e que..., caramba, é bom mesmo! Sem querer entrar em comparações, mas estas são inevitáveis, em termos gráficos TC:Elite é superior ao CS 1.6; a jogabilidade é muito boa, única, e bem conseguida. TC:Elite é grátis. TC:Elite É um bom jogo.
Agradecimentos a toda a comunidade de mod developers, à id Software e a John Carmack. *

P.S.: sítio (no Blogger) dedicado ao TC:Elite, em português. *

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.::. João Barbosa @ 23:54 | URL |


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