Greve? Porquê?
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Hoje fiz greve. Fiz greve por ter a progressão na carreira congelada há quase dois anos, e sem fim à vista (por uma questão de dias, a D. e eu não progredimos um escalão, e estamos assim a ser roubados mensalmente numa quantia considerável); o congelamento da carreira interrompeu também a contagem de tempo de serviço para efeitos de progressão, o que implica que estes quase dois anos, e a somar, nunca vão ser recuperados. Fiz greve pelo facto de o ministério da Educação estar a colocar o meu posto de trabalho em risco, com a supressão do ensino de Informática no Secundário - a disciplina de TIC, os Cursos Tecnológicos, em particular o de Informática, tudo isto vai desaparecer; na escola a que «pertenço», se nada mudar, a Informática desaparece no espaço de dois anos. Fiz greve, pois apesar de gostar do que faço, e achar que o faço bem, o ministério da Educação parece agir, na maioria das vezes, com o objectivo de destruir aquilo que eu e muitos outros fazem, e continuam a tentar fazer. Fiz greve por de facto ter receio de insultar, em tom jocoso ou no contexto de uma anedota, o ministro sócrates e/ou a ministra lurdes e ser denunciado e alvo de algum tipo de processo. Fiz greve pelo facto de na escola a que pertenço haver intervenções da direcção regional de educação do Algarve (dreAlg), intervenções estas baseadas em cartas anónimas..., cartas anónimas!!?? O que impede um perturbado ou perturbada de enviar uma carta anónima à dreAlg dizendo por exemplo que..., que eu assedio sexualmente os alunos (ok, as alunas, do RVCC, adultas portanto!)? Por que não? É que um gajo põe-se a pensar nestas tretas, e começa a pintar todos o cenários, e mais alguns! E há razões para alguém agir assim? Há! Há a vingançazinha comezinha, mesquinha, até pelo facto mais banal, quanto mais por outras situações..., ah pois é! Fiz greve sim, fiz greve por estar farto desta merda!
 
.::. João Barbosa @ 22:52 | URL |


9 Comentários:


  • At 31/5/07 10:48, Anonymous Anónimo

    Eu não o teria dito melhor! Fartos, fartíssimos desta merda toda!

     
  • At 31/5/07 12:49, Blogger Maluko

    Ai não... viva à greve... isto está cada vez pior.... o próximo a fazer é mandar alguem para a prisão por dizer que o ministro tirou o seu curso por aqui ou por ali...
    Por acaso já me tinham contado essa... vá tirem informática.. também para que é que os portugueses precisam disso? (não sei o que é que eles pensam...)
    Mas uma coisa é certa... cada vez saiem mais alunos das escolas até à escolaridade obrigatória...
    Cada vez anda pior.

     
  • At 31/5/07 14:41, Blogger Tiago Henriques

    Só tenho umas pequenas perguntas a fazer...
    1- O que vai acontecer aos professores das disciplinas de Informática quando tudo relacionado com esta for removido?

    2- Os alunos que quiserem entrar para Informática fazem como? Cientifico-Natural? Ou seja perdem as bases de programação e outros modulos essenciais para a Universidade?

    Acho engraçado as pessoas que ficam !!!FODIDAS!!! quando digo que não, não quero voltar a Portugal quando acabar a Universidade aqui em Inglaterra!
    Está ai a razão pela qual dou essa resposta!

     
  • At 31/5/07 16:29, Blogger João Barbosa

    1 - Não sei. Na melhor das hipóteses, com a tal «mobilidade» e flexibilidade», vão fazer ser convertidos em funcionários administrativos..., sinceramente não sei (não me façam é ir dar TIC a alunos do 7º e 8º ano, mas isso não fazem, pois qualquer prof de qualquer área pode leccionar TIC, e nas EB23 não faltam profs de áreas disciplinares extintas, entretanto convertidos em professores de TIC)!
    2 - Não entram. Ou escolhem, se houver, um curso profissional (muito diferente de um curso do ensino secundário) ou passam três anos num curso de carácter geral, os chamados científico-humanísticos, os únicos que vão passar a existir no secundário.

     
  • At 31/5/07 16:36, Blogger João Barbosa

    2 - ... O aluno que no 10º ano já tenha objectivos definidos em termos de curso superior na área de informática, não tem MESMO outra hipótese senão a de passar três anos num curso genérico, sem qualquer especificidade ao nível da Informática.

     
  • At 31/5/07 18:54, Blogger Tiago Henriques

    Ou seja, leva com Biologia, e outros modulos, que são intressantes mas não para o que ele quer seguir! Lá vai diminuir o numero de informáticos em Portugal.

    vendo bem se calhar o futuro até ira ser próspero pra mim se voltar :D GG

     
  • At 31/5/07 19:25, Blogger Maluko

    loool pois pelos vistos vai render voltar sim LOL.... vá tudo a levar com disciplinas que não gosta e até quepode não perceber nada daquilo....
    É bem.

     
  • At 1/6/07 00:47, Blogger Cristiano

    O próprio actual curso de informaática não prepara da melhor maneira os alunos para o ensino superior, basta ver que são necessários exames de disciplinas que nem sequer são destinadas aos alunos de informática (FQ.B).

    Não será tambem uma razão para fazer greve, o conformismo que se vive? Na dita cuja Júlio Dantas então... é repugnante!

     
  • At 1/6/07 09:08, Blogger João Barbosa

    Certo. Esse foi o último passo, antes da «eliminação» dos cursos tecnológicos, para retirar valor à opção de escolher um curso tecnológico como via de acesso ao ensino superior. Relembro que está escrito no documento orientador para o ensino secundário que o aluno pode optar entre as duas vias (geral ou tecnológica), sem prejuízo no acesso ao ensino superior.