Sempre que um jovem me aborda, manifestando um entusiasmo exacerbado por ter «descoberto» as maravilhas do ASCII e o que se pode fazer com caracteres, não consigo evitar um sorriso nostálgico.
Primeiro, estas coisas de ASCII art não são novidade; aliás, mesmo antes dos computadores, já se fazia «arte» com caracteres:
Depois, há mais de vinte anos, passei noites a digitar códigos hexadecimais num terminal de VAX/VMS para codificar em ASCII uma meia-dúzia de imagens..., oh boy.
Finalmente, há de tudo em ASCII, até uma versão completa de MATRIX!
Sendo que os PCs de hoje, e de há muito, têm uma capacidade de representação gráfica excelente, por que será que codificar imagens através de caracteres exerce tal fascínio?
Para os mais preguiçosos, há sempre o Toogle, um motor de busca de imagens, em que estas são de imediato apresentadas na forma de caracteres..., usando a cadeia de caracteres fornecida para a pesquisa da imagem. Nice. *
Por acaso! Ainda me lembro de fazer uns "desenhos" com a minha Olympiette, nos idos dos anos oitenta, há uma eternidade, portanto...