Serviços Secretos
segunda-feira, 3 de setembro de 2001
Hoje o dia começou com uma alegre deslocação à Repartição de Finanças. Espanto! O serviço foi eficiente, e o computador foi utilizado com máximo proveito, e sem quaisquer problemas (a Repartição de Finanças até funciona, agora, acho).
Seguiu-se a Conservatória do Registo Predial / Comercial / ..., é tudo no mesmo sítio (who cares?). Bem, na prática a zona de atendimento está dividida em duas, uma para o registo predial, e a outra para o resto. Em cada zona existe uma daquelas coisas para tirar uma senha com um número. Consequentemente, existem dois mostradores onde está indicado o número que está a ser atendido. Tudo isto inútil, pois não estava a ser utilizado (mas pelo sim pelo não tirei a senha). A zona relativa ao registo predial tem cerca de 10 pessoas - em grupos, na maioria - à espera de serem atendidas. Atrás do balcão, uma funcionária faz contas e mais contas, furiosamente, de lápis na mão. Na outra zona, uma pessoa a ser atendida por uma única funcionária. Eis que chega uma outra funcionária, e de imediato ordena à escriba que continua a fazer contas como se disso dependesse o futuro da humanidade, para que, quando acabar, passe para a outra zona. A outra zona JÁ TEM uma funcionária, e uma única pessoa para ser atendida. Não perceberam? Eu também não. Claro que estou sentado, pois a espera afigurava-se longa, e naturalmente foi. A nova funcionária atende-me. Brilhante. Enquanto remexe em papéis e mais papéis, vai balbuciando coisas sem nexo - pelo menos assim me pareceu. Vai ser preciso fazer contas. Sem espanto, vejo-a sacar do lápis, e gastar cerca de DEZ minutos a fazer contas - encheu uma página A4. Tudo isto com uma calculadora ao lado, e com computadores muito bem arrumadinhos (um deles, um IBM bem antigo de certeza), desligadinhos, limpinhos, imaculados.
A funcionária balbucia uma pergunta. Peço para repetir. Ah, afinal vou precisar de pedir uma declaração, que é passada ali, naqueles serviços, e que vai demorar cerca de mês e meio. Deve ser preciso fazer MUITAS contas para produzir essa tal declaração (que de certeza está minutada, e é só preencher os espaços em branco! Pois, é verdade, não usam os computadores, e provavelmente têm de preencher uma requisição para poderem usar uma cópia da minuta).
Este país está perdido.

O resto do dia foi passado à volta dos horários. Nada a assinalar.

Hoje (re)começam os Ficheiros Secretos.
 
.::. João Barbosa @ 23:43 | URL |


0 Comentários: