HDR: Há Desempenho Reduzido.
sábado, 3 de dezembro de 2005
Ontem (sim, ontem, mas ontem não deu para escrever sobre isto) saiu finalmente a actualização para o CS:Source, anunciada para 30 de Novembro. Esta actualização fez-se esperar de forma mais atenta pela comunidade de players de CS, pois além de introduzir um «novo» mapa, de_nuke, trouxe também incorporada no mapa a tecnologia HDR (High Dynamic Range: This is a lighting procedure designed to emulate the way that light levels in the real world vary over an enormous range. This is mostly achieved by the use of floating point textures and render targets (as well as using the appropriate lighting algorithm); integer formats do not offer the anywhere near the same range of values. Although visually better, the use of floating point formats can result in a large performance impact on some graphics adapters.). Esta tecnologia já tinha sido apresentada através da disponibilização de um pequeno episódio do HL2 - Lost Coast, e é de facto interessante. O grau de realismo acrescentado é agradável, mas..., mas no CS, não sei se vai vingar por enquanto. Ao princípio é giro ver o efeito de encadeamento ao sair de uma zona coberta e escura para o exterior, mas esse efeito poderá distrair o jogador..., e a distracção é a morte do artista. Por outro lado, quem joga CS desde sempre sabe que o desempenho em termos de FPS é fundamental, e é aqui que as coisas se complicam. O HDR é muito exigente, em termos de processamento, e só máquinas de topo, em termos de processador (primeiro) e placa gráfica (segundo) vão poder responder de modo satisfatório. Quando testei o mapa, vi as FPS caírem para valores abaixo dos 40, onde com o HDR desactivado (vá lá, pode ser desactivado) as FPS andam acima de 100. Sinceramente, acho que tenho um problema maior, pois de uma forma geral não retiro do PC o rendimento que seria de esperar. É verdade que não é uma máquina de topo, mas caramba, não anda assim tão longe.*
 
.::. João Barbosa @ 23:59 | URL |


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